Panettone Receita Italiana


Image

INGREDIENTES PARA UM PANETTONE DE NATAL DE 1,5 KG
farinha
metade da normal e metade da farinha Manitoba) 500 gr
fermento de cerveja
12 gramas
leite
60 ml
ovos
4 de médio a grande inteiro e 3 gemas
açúcar
160 gr
sal
5 gramas
Limões
casca ralada de uma
laranja
40 g cristalizadas
cedro
40 g cristalizadas
uva passa
120 gr secas
baunilha
1 pau de vanilha ou essencia
manteiga
160 gr
malte
1 colher de chá de açúcar

PREPARAÇÃO
Para preparar o panettone leva três fases de trabalho, abaixo, relatamos para cada fase, os ingredientes necessários, a fim de tornar mais clara a execução da receita.
PRIMEIRA FASE: Farinha 100 g de fermento 10 g de malte 1 colher de chá (ou açúcar) de leite 60 ml.

Image

Primeiro lugar para absorver as passas para reanimá-la (1). Dissolver 10 g de fermento e malte (ou açúcar) em 60 ml de leite morno (2), em seguida, adicione a farinha de trigo (3) e sove até obter uma massa lisa e homogênea que você vai colocar em uma tigela coberta com filme plástico transparente para subir para 30 ° até o dobro do volume (cerca de 1 hora).

SEGUNDA FASE: Em primeiro lugar você precisa adicionar massa: 180 gramas de farinha, o fermento em pó 2 gramas, 2 ovos inteiros, manteiga amolecida 60 gramas, 60 gramas de açúcar

Image

Uni na primeira massa fermentada (4) ovos, o fermento esfarelado e farinha (5), amasse com as mãos (6)

Image

em seguida, adicione o açúcar (5), e por fim a manteiga macia (em temperatura ambiente) (8); amasse até a mistura ficar lisa e não  pegajoso, em uma tigela (9) Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer a 30 ° por cerca de duas horas, ou até o dobro do volume.

TERCEIRO PASSO: a segunda massa adicione o fermento: 220 g de farinha, 100 g de açúcar, 2 ovos inteiros e 3 gemas, sal 5 gramas, 100 gramas de manteiga amolecida, limão orgânico, casca ralada de uma casca de laranja em cubos 40 gramas cristalizadas citron 40g em cubos, uvas passas 120g, baunilha berry 1

Image

Adicione a segunda massa fermentada  2 ovos inteiros e 3 gemas (10-11) e 220 gramas de farinha (12).

Image

Amasse por pelo menos 10 minutos (13) para que a mistura tem uma consistência elástica agradável (14) e, em seguida, adicione o açúcar e sal (15)

Image

Quando todos os ingredientes são absorvidos, adicione a manteiga amolecida duas vezes em (16) e, posteriormente, a fruta cristalizada (laranja e limão) (17), a casca de limão ralada, passas embebidas previamente (se você quiser, pode ammollarla em rum ou outro licor de sua escolha) e espremido (18), desejando que você pode adicionar mais sabores ao seu gosto para fortalecer a mistura de fragrâncias (laranja, limão, baunilha, rum, etc …).

Image

Deixe a massa crescer até 30 °, colocando-o em uma tigela coberta com filme plástico (19) até o dobro de seu volume (pelo menos 2 horas). Enquanto isso, com manteiga e forre  uma forma de panettone (o diâmetro deve ser de 18 cm e 10 cm de altura, se você não tem isso, você pode usar dois copos de papel de 750 gramas cada) com papel manteiga (ou use um molde papel para o bolo) (20) e quando o volume da massa dobrou, extraí-lo a partir da bacia, amassar novamente sobre uma superfície plana enfarinhada e dar-lhe um pouco de forma esférica (21):

Image

coloque-o dentro do molde para panettone com o mais suave possivel (22). Deixe crescer coberto até que a massa não chegar ao bordo do molde (pelo menos duas horas) (23). Quando a massa estiver nivelada com o molde, coloque-o em uma área ventilada por 10-15 minutos, de modo que a superfície para formar uma espécie de filme sobre seco, então desenhe uma cruz no topo (24)

Image

e coloque no centro da cruz um cubo de manteiga (tamanho de uma nozes) (25). Coloque em uma assadeira na parte inferior do último, uma pequena tigela de água e leve ao forno a 200 graus por cerca de 10-15 minutos, em seguida, abaixe a 190 e cozinhe por mais 10-15 minutos. Se a superfície for muito escuro ou muito infretta tendiam a cor, desligar novamente para 180 e continue a cozinhar. No total, o panettone vai assar por 1 hora. Depois de cozido, retire o do forno e deixe esfriar (26-27). Seu panettone está pronto para ser servido! Boas festas!

Desy Meira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s